domingo, 27 de novembro de 2011

Curiosidades da Língua Portuguesa


Como surgiu a cedilha?


Embora tenha deixado de ser empregada na grafia da língua espanhola, a cedilha surgiu na Espanha.  A origem da palavra vem de "cedilla", diminutivo de "ceda", nome da letra "z" nesse idioma. Primitivamente, a cedilha era um pequeno "z" que se colocava debaixo do "c" para indicar que a letra correspondia ao som de [s].
O castelhano abandonou o uso da cedilha no século 18, a qual foi substituída por “z” ou “c” simples antes de “e” e “i”. A cedilha ainda  é utilizada em português, catalão e francês  para gerar o som [s] antes de “a”, “o” e “u”.
Exemplos: criança, preço, açúcar.




Qual a maior palavra da língua portuguesa?

A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. Estamos falando depneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Antes, o título pertencia ao advérbio "anticonstitucionalissimamente", que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era "oftalmotorrinolaringologista", com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.
O Houaiss é o campeão de palavras na língua portuguesa, mas não traz, por exemplo, palavras da química que têm dezenas de sílabas, usadas para definir compostos. Uma delas é "tetrabromometacresolsulfonoftaleína", que tem 35 letras e indica um corante usado em reações. "Palavras como essa são muito específicas e só aparecem em glossários de terminologia química", diz o filólogo Mauro Villar, do Instituto Antônio Houaiss.

Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras
Pnmeumoultramicroscópico
Pneumo - Pulmão
Ultra - Fora de
Microscópico - Muito pequeno
Silicovulcanoconiótico
Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico
Vulcano - Vindo de um vulcão
Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar
Tudo isso junto...
Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!








Por que se usa "@" em endereços eletrônicos?
Você já se perguntou por que razão sempre existe o símbolo "@" (arroba) em e-mails? Ele é utilizado para representar a localização das caixas postais de usuários na rede. Em inglês, o "@" é lido como "at", preposição que denota lugar. A escolha desse símbolo deve-se ao engenheiro norte-americano Ray Tomlinson, que em 1971 passou a utilizá-lo em um dos primeiros programas criados para envio de e-mails.
A arroba, para quem não sabe, é bem mais antiga que a internet. O símbolo existe desde 1536, tendo sido criado por um comerciante de Florença, na Itália. Nessa época, era utilizado para representar uma unidade de medida. Em 1885, o "@" foi incluído no teclado do primeiro modelo de máquina de escrever e migrou, 80 anos depois, para o conjunto padrão de caracteres da computação.






Não se engane nas festas de final de ano

Existem alguns termos da língua que, embora sejam bastante utilizados pela maioria das pessoas, provocam dúvidas no que se refere à grafia. Observe as palavras a seguir, todas relacionadas às festas de final de ano, e veja se você conhece a forma correta de escrevê-las:
Amigo-secreto ou amigo secreto?
pre.jpg
A brincadeira na qual ocorre a famosa troca de presentes deve ser grafada com hífen. Para fazer referência a cada participante, o hífen não é necessário.
Exemplo:
amigo-secreto da empresa será sexta-feira e o chefe é o meu amigo secreto.
Ano novo ou ano-novo?
fogos.jpg
Com hífen designa a celebração e o conjunto de festejos que acompanham a passagem do ano, oréveillon. Sem hífen significa literalmente um novo ano, aquele que se inicia.
Exemplos:
- O dia de ano-novo vai ser fantástico!
- O espumante é estourado no ano-novo.
- Feliz Natal e feliz ano-novo!
- Ao discursar no início de janeiro, o prefeito apontou suas prioridades para o ano novo: educação, saúde e pavimentação de estradas.
- Tomara que este ano novo seja melhor que o anterior.
- A empresa espera fechar muitos negócios neste ano novo.

Reveillon ou réveillon?

rev2.jpg
Escreve-se “réveillon”, ou seja, com acento no primeiro “e”. A palavra faz referência ao momento festivo que antecede a passagem do ano. De origem francesa, o termo “réveillon” é oriundo do verbo réveiller, que em português significa "despertar".
Exemplo:
Eu e minha família gostamos de passar o réveillon na praia.
Cidra ou sidra?
ch3.jpg
Cidra”, com "c", é o fruto da cidreira. De sabor azedo, geralmente é usado no preparo de doces e compotas.
Sidra”, com "s", é a bebida com que a maioria dos brasileiros celebra a chegada do ano-novo. Para produzi-la, utiliza-se suco fermentado de maçã.
Exemplo:
Vamos tomar sidra para comemorar a virada do ano!








Provérbios da Informática
computador.jpg (4330 bytes)
A pressa é inimiga da conexão.
A pressa é inimiga da digitação.
Amigos, amigos, senhas à parte.
Antigamente servidor era apenas um funcionário público.
Arquivo dado não se olha o formato.
Dedo mole em tecla dura, tanto bate até que acostuma.
Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
Em casa de programador, espeto é de fibra ótica.
O barato sai caro e lento.
Olho por olho, clique por clique.
Mouse sujo se lava em casa.
Placa-mãe só tem uma.

Quando um não quer, dois não teclam.
Quem cala, ou consente ou tecla com alguém mais interessante.
Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
Quem faz backup, amigo é.
Quem não clica, se trumbica.
Quem não clica não petisca.
Quem semeia mail, colhe spam.
Quem vê nick não vê cara e muito menos coração.
Um é pouco, dois é bom, três é chat.

Uma imagem vale por 1024 palavras.

Se correr o hacker pega, se ficar o hacker come.

Vamos no pique que atrás vem clique.







Dia Nacional do Livro
livro.jpg (3360 bytes)  
   Você sabia que, no Brasil,  29 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional do Livro? O hábito da leitura começou a ser valorizado na sociedade brasileira a partir da inauguração da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, criada com a transferência das obras pertencentes à Real Biblioteca Portuguesa, em 1810. Hoje, ela é a oitava maior biblioteca do mundo. Outra data importante para nossa literatura é 18 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, que nasceu neste mesmo dia, em 1882. " Contos da Carochinha", de Figueiredo Pimentel, foi o primeiro livro infantil publicado no Brasil, em 1894, e continua sendo reeditado até hoje. 


Se quiser saber de mais curiosidades visite o site: http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/index.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário